Portugal

Portugal, vistos serão renovados automaticamente; veja quem pode ter o benefício

Publicado dia 24/01/2024 às 02h36min
Os imigrantes vindos de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) poderão ter seus visto renovados automaticamente em Portugal

Os imigrantes vindos de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) poderão ter seus visto renovados automaticamente em Portugal, caso não possuam ficha criminal.

A medida, no entanto, ainda precisa ser viabilizada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A informação foi divulgada pelo jornal Público.

É importante ressaltar que os vistos inclusos na renovação automática, são aqueles que dão autorização de residência — nos quais tem um prazo de mais de 12 meses.

Aos membros, é concedida a opção de visto para procura de trabalho, com duração de quatro meses prorrogáveis por mais dois. No caso, mesmo com um prazo menor, o direito e autorização de residência também podem ser renovados.

Além disso, “o trabalho dos consulados e das embaixadas se mantém igual, porque eles ainda vão ser usados. A Embaixada, claro, sempre mais focada em serviços diplomáticos mesmo, e os consulados para esse tipo de serviço, para serviços de nacionais portugueses no Brasil e de pessoas que querem ir para Portugal, emitindo os vistos.”
Caso vigore, terá como objetivo a agilidade, visto que o tempo que será gasto com as burocracias imigratórias diminuirá, comparado aos processos de antigamente, nos quais demoravam meses, ou até anos.

Fonte: Redação