Política
AIMA tem 8 mil cartões de residência para entregar a imigrantes
AIMA tem 8 mil cartões de residência para entregar a imigrantes
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) tem atualmente cerca de oito mil cartões de residência emitidos que não foram ainda levantados pelos seus titulares, revelou o presidente do organismo, Pedro Portugal Gaspar. A situação representa um novo desafio na complexa gestão dos processos migratórios em Portugal, num momento em que o sistema de atendimento ainda tenta responder ao elevado volume de pedidos pendentes.
De acordo com Pedro Gaspar, a maioria destes documentos não chegou aos seus destinatários por motivos simples mas recorrentes: “Devem estar cerca de 8 mil cartões emitidos e que não são levantados, pelo menos assim, em termos grosseiros ou gerais”, afirmou o responsável. O problema, segundo explicou, prende-se sobretudo com a ausência dos titulares nas moradas indicadas, o que leva à devolução dos documentos às instalações da AIMA.
Estes documentos dizem respeito, em grande parte, a processos iniciados ao abrigo do antigo sistema de autorizações de residência provisórias. Ao todo, cerca de 440 mil pessoas passaram pelos chamados “centros de missão”, criados para dar resposta aos atrasos herdados do antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Neste momento, a AIMA está concentrada em atender cidadãos oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que estão a trocar os antigos títulos impressos em papel A4 por novos cartões de plástico.

















