Geral

Fila por passaporte italiano frustra brasileiros em São Paulo

Publicado dia 11/03/2025 às 20h52min
Fila por passaporte italiano frustra brasileiros em São Paulo

O consulado da Itália em São Paulo está testando um novo sistema de agendamento para primeiro passaporte, o Click Day. A promessa é de mais agilidade em um processo que pode demorar meses — ou até anos — aos que já reconheceram a cidadania italiana.

Mas não tem sido exatamente assim. Até o ano passado, as vagas eram abertas diariamente pelo Prenotami (Prenot@mi), portal de serviços consulares. Agora, por ordem do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI), os agendamentos são feitos duas vezes por mês em datas e horários informados previamente em canais oficiais, como o Instagram e o Facebook do consulado da capital paulista.

O volume de solicitações na região que abriga a maior comunidade italiana do país, com quase 20 milhões de descendentes e 345 mil cidadanias reconhecidas, segundo dados da embaixada, não torna a tarefa fácil.

Em 2023, foram feitos mais de 40 mil novos pedidos em São Paulo; em 2024, 44 mil, tornando este o consulado italiano com o maior número de inscritos na fila do passaporte. O custo da taxa da emissão ou renovação do passaporte italiano é de 116 euros (R$ 720 pela tabela vigente).

Em uma rede social, a repartição admitiu que opera "no limite", mas ponderou que o novo sistema permite a abertura de mais vagas de uma só vez, "o que tem demonstrado maior êxito". Pelo sistema antigo era capaz de processar 200 vagas por dia.

Fonte: Redação