Geral

Ataque para derrubar X partiu da região da Ucrânia, grupo assumiu autoria

Publicado dia 10/03/2025 às 19h57min
Ataque para derrubar X partiu da região da Ucrânia, grupo assumiu autoria

Elon Musk, magnata dono do X (antigo Twitter), afirmou que a instabilidade no aplicativo foi causada por um "ataque cibernético massivo" que partiu da "região da Ucrânia". A declaração foi feita em entrevista ao canal Fox Business.

O que aconteceu
Elon Musk afirmou que ataque partiu da Ucrânia. Em publicação no X mais cedo, o bilionário defendeu que a instabilidade estava sendo causada por um grande grupo e acusou que tenha o envolvimento de algum país. ''Somos atacados todos os dias, mas esse foi feito com muitos recursos'', escreveu.

Grupo pró-Palestina assumiu autoria. A organização hacker Dark Storm Team afirmou em seu canal do Telegram que foram os "primeiros a derrubar o X" e ainda provocou Elon. "Como está, Elon Musk? Espero que tenha gostado da nossa visita", publicaram. Nem Musk, nem o X confirmaram que o ataque foi causado por esse grupo.

Dark Storm Team também derrubou site da Interpol e do governo dos Emirados Árabes Unidos. O grupo afirmou que o segundo aconteceu pelo apoio do país a Israel. Há seis dias, a monarquia anunciou investimentos de 10 bilhões de dólares em Israel.

A falha global atingiu milhares de usuários do Brasil, Estados Unidos e outros países, segundo o Downdetector. Também há relatos na Europa, Ásia, África e América do Sul, incluindo Argentina e Chile.

Usuários relataram três picos principais de instabilidade durante a manhã e a tarde de hoje. Eles ocorreram por volta das 7h, 11h e 12h20. Um pico menor aconteceu pelas 15h. No app e no site, o X exibia a mensagem: "Ocorreu um erro. Tente recarregar a página". As publicações antigas também não podiam ser visualizadas.

Fonte: Redação