Geral

Imigração no futebol: goleiros brasileiros invadem Portugal

Publicado dia 01/02/2024 às 01h42min
Oito são titulares entre 18 times que jogam a primeira divisão do país

No ano passado, a imigração do Brasil para o Portugal bateu recordes. Já são mais de 400 mil brasileiros vivendo no país, segundo números de outubro de 2023, um aumento de 67% na comparação com 2022. Entre esses imigrantes, goleiros encontraram uma nova oportunidade em solo português e se destacam no país. Alguns deles, inclusive, sequer chegaram a atuar em grandes clubes da Série A no Brasil.

Nesta quarta-feira, o Campeonato Português encerra a 19ª rodada da competição, a primeira do segundo turno, com dois jogos: Rio Ave x Estoril, às 15h45 (de Brasília), e Braga x Chaves, às 17h45 (de Brasília). Confrontos que são bons exemplos do domínio brasileiro na posição de goleiro em Portugal, que vem se consolidando nas últimas temporadas.

Os quatro times iniciarão os jogos com goleiros brasileiros: Jhonatan no Rio Ave, Marcelo Carné no Estoril, Matheus no Braga e Hugo Souza no Chaves. Atualmente, na liga, são oito titulares em 18 times, sendo que Vinícius Silvestre era o dono da posição no Portimonense até recentemente perder a vaga para o japonês Nakamura. No total, 26 brasileiros estão nos elencos dos clubes portugueses na primeira divisão do país.

Em 338 escalações do Campeonato Português até aqui, os goleiros brasileiros estiveram em 156, sendo 155 como titulares, pouco menos da metade do total. Nessa lista, o de mais destaque é Matheus, de 31 anos, do Braga, que também atua na Liga dos Campeões e está no clube desde 2014 depois de ser revelado pelo América-MG.

Hugo Souza, de 24 anos, talvez seja o mais conhecido no Brasil por ter sido titular do Flamengo na conquista do Brasileiro de 2020. Ele viveu bom momento no clube, mas perdeu espaço e acabou negociado por empréstimo no meio do ano passado ao Chaves. Seu contrato com o Flamengo vai até o fim de 2025.

Veja a lista dos goleiros brasileiros nos elencos da primeira divisão de Portugal

Sporting - Francisco Silva, 18 anos (atuou sempre em Portugal)

Porto - Samuel Portugal, 29 anos (ex-Coritiba)

Braga - Matheus, 31 anos (ex-América-MG)

Vitória - Charles, 29 anos (ex-Vasco)

Moreirense - Kewin, 29 anos (ex-Mirassol), e Caio Secco, 33 anos (ex-Coritiba, CRB e Vitória)

Farense - Luiz Felipe, 26 anos (ex-Aimoré-RS e Coimbra-MG)

Arouca - Thiago Silva, 27 anos (ex-Flamengo)

Gil Vicente - Andrew, 22 anos (ex-Botafogo), e Vinicius Dias, 26 anos (ex-Volta Redonda)

Famalicão - Luiz Júnior, 23 anos (ex-Mirassol)

Portimonense - Vinicius Silvestre, 29 anos (ex-Palmeiras), Gabriel Souza, 19 anos (ex-Bahia), Matheus Nogueira, 26 anos (ex-Cuiabá), João Victor, 23 anos (ex-Ituano)

Boavista - César, 32 anos (ex-Flamengo), Luis Pires, 19 anos (base do Boavista)

Casa Pia - Lucas Paes, 26 anos (ex-São Paulo)

Estrela Amadora - Bruno Brígido, 32 anos (ex-Criciúma, Guarani e Coritiba), e Dida, 25 anos (ex-Tocantins)

Estoril - Marcelo Carné, 33 anos (ex-Juventude e CSA)

Rio Ave - Jhonatan, 32 anos (ex-Joinville), Magrão, 23 anos (ex-Palmeiras e Fortaleza), Lucas Flores, 21 anos (ex-Internacional)

Chaves - Hugo Souza, 24 anos (ex-Flamengo), Rodrigo Nascimento, 28 anos (ex-Athletico-PR)

 

Fonte: G.E