Geral

A Universal Music vai retirar todo o catálogo musical do TikTok

Publicado dia 01/02/2024 às 01h36min
Ela queixa-se de “intimidação”, a rede social fala em “falsa retórica”

A Universal Music, “casa” para artistas como Taylor Swift, Drake e Billie Eilish, afirma que irá retirar todo o seu catálogo do TikTok, impossibilitando assim que a música por si editada seja usada na rede social.

O acordo firmado entre as duas empresas, para a concessão de direitos de licenciamento sobre a música dos artistas da Universal, expira esta quarta-feira. Até à data, nem a Universal nem o TikTok conseguiram prolongar esse mesmo acordo.

A Universal alega que o TikTok não garante “uma compensação adequada para os artistas e compositores, a sua proteção dos efeitos da Inteligência Artificial e a segurança online dos utilizadores” da rede social. Segundo a editora, estes pontos foram abordados pelo TikTok “primeiro com indiferença, e depois com intimidação”.

O problema da Inteligência Artificial é apontado como o maior obstáculo à criação de um novo acordo. “Estão a exigir o direito de diluir os royalties pagos a artistas humanos, algo que mais não é que a promoção da substituição destes artistas pela Inteligência Artificial”, escreve a Universal.

“O TikTok propôs pagar aos nossos artistas e compositores uma fração daquilo que as grandes redes sociais já pagam”, pode ainda ler-se. A Universal acrescenta que o TikTok representa apenas 1% dos lucros totais da editora, apesar de contar com mais de mil milhões de utilizadores e de “cada vez mais se apoiar” na música.

A plataforma respondeu, expressando “tristeza e desapontamento” pela posição da Universal. “Colocaram a sua ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”, afirma, também em comunicado. “Apesar da falsa narrativa e retórica adiantada pela Universal, a verdade é que escolheram afastar-se do apoio poderoso de uma plataforma com mil milhões de seguidores, que age como ferramenta de promoção e descoberta dos seus talentos”.

“As atitudes da Universal não vão de encontro aos interesses dos seus artistas, compositores e fãs”, remata o TikTok. Caso não seja firmado um novo acordo até à meia-noite de hoje, toda a música dos artistas da Universal será, segundo a editora, retirada do TikTok.

Fonte: Redação