Pois Noticias

Portugal

Senhorios despejam 130 inquilinos por mês desde janeiro

Senhorios despejam 130 inquilinos por mês desde janeiro

Média mensal de despejos na primeira metade deste ano bate números de 2024 e 2023. Associações de inquilinos denunciam pressão para arrendatários saírem das casas para que possam ser rentabilizadas.

Na primeira metade deste ano registaram-se, em média, 130 despejos por mês, número que supera a média mensal de todo o ano de 2024, de 83 despejos, e de 2023 (89), de acordo com dados do Ministério da Justiça revelados pelo Jornal de Notícias (acesso pago). Lisboa (326), Porto (131) e Setúbal (96) são os distritos onde há mais despejos.

O incumprimento do pagamento da renda é a principal causa, mas as associações de inquilinos denunciam pressões diárias dos senhorios para os arrendatários, sobretudo idosos, entregarem as casas, para as poderem rentabilizar. “Onde há mais gula é nas situações em que as pessoas têm um arrendamento garantido e pagam rendas baixas“, assegura José Martins, advogado e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Inquilinos e Condóminos do Norte de Portugal (AICNP).

Segundo o secretário-geral da Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL), António Machado, “há uma pressão enorme para as pessoas saírem das casas, sobretudo idosos, que passa por não lhes renovar o contrato, quererem mudar a fechadura, violarem a caixa do correio, e até por ‘apagões’ nas escadas“. “Em muitos casos, as rendas foram atualizadas, embora condicionadas pelos rendimentos, e entrou-se na especulação”, afirma

No dia 5 de agosto, o Público (acesso pago) noticiava que o número de despejos cresceu 14% entre janeiro e maio deste ano face ao mesmo período de 2024, com a emissão de 659 títulos de desocupação do locado (um número que incluirá, também, procedimentos iniciados em anos anteriores e que não haviam ficado concluídos). Isto embora nesse mesmo período tenham dado entrada no Balcão do Arrendatário e do Senhorio (BAS) 1.107 pedidos de procedimento especial de despejo, menos 6% em termos homólogos.

Página:

https://www.pois.pt/noticia/portugal/2025/08/18/senhorios-despejam-130-inquilinos-por-mes-desde-janeiro/595.html